Blog

Você sabe escovar os dentes corretamente?


Postado em 01 de outubro de 2015


Viva melhor com implantes

Algumas tarefas, de tão rotineiras, acabamos cumprindo no “piloto automático”. Mas se pararmos para pensar será que estamos fazendo corretamente? A pergunta se estende a uma das primeiras ações do cotidiano que assimilamos na infância: a escovação dos dentes. Você sabe a maneira certa de higienizá-los ou acha que basta movimentar a escova pra lá e pra cá e está tudo certo?

É importante escolher o creme dental mais adequado e colocá-lo na quantidade certa sobre as cerdas da escova. O equivalente a um grão de ervilha é quantidade suficiente para fazer uma boa higienização. Para uma correta escovação, também devemos conhecer nossos dentes e saber que eles possuem cinco faces, chamadas Faces Proximais. A face Vestibular (fica em contato com a bochecha) é a que aparece no sorriso; Face Lingual ou Palatina (cuja superfície do dente fica em contato com a língua) e Face Oclusal (é a parte superior dos dentes, onde trituramos os alimentos). Todas as faces devem ser limpas corretamente principalmente antes de dormir.

Mas para não errar é importante começar o processo com o uso do fio dental. Para obter melhores resultados enrole cerca de 50 cm entre os dedos e passe-o pelos espaços entre os dentes, sem colocar muita força contra a gengiva para não machucar e envolvendo cada dente.

Logo após devemos posicionar a escova em um ângulo de 45 graus em relação à superfície do dente. Daí a orientação é fazer movimentos de vai e vem da gengiva para a face oclusal (parte superior), tanto nas faces vestibular (do lado da bocheca) como na lingual e palatina (que fica em contato com a língua). Feito isso devemos escovar a face oclusal com movimentos de vai e vem também.

Por último, é imprescindível fazer a limpeza adequada da língua. Nessa hora utilize um limpador apropriado ou aquele que a maioria das escovas traz na cabeça das cerdas e também as próprias cerdas para finalizar a higienização. Assim será possível remover as bactérias e evitar o surgimento de doenças.”, arremata a dentista. Feito isso, os dentes estarão corretamente escovados!

Vale lembrar ainda que pessoas que possuem prótese fixas e ou aparelhos ortodônticos do tipo fixo devem complementar a higiene bucal com o uso de Escovas interdentais e também passar o fio dental.

Isso feito, a etapa seguinte é a aplicação do enxaguante bucal. Composto por agentes antimicrobianos que controlam a formação de placa bacteriana e o acúmulo de bactérias o produto deve ser utilizado em bochechos por 30 segundos. Depois disso, o sorriso estará impecável!